Conselhos uteis
Nas viagens para Cabo Verde não são necessários grandes cuidados de saúde. Nenhuma vacina é obrigatória sendo no entanto aconselhável levar medicamentos anti-diarreicos, repositores da flora intestinal e repelente dérmico de insectos. Para os que se deslocam em negócios a indumentária pode ser informal dispensando-se o uso da gravata.
Apesar de não se registarem temperaturas elevadas o sol é intenso existindo perigo de insolações. Modere a exposição e utilize protector solar de factor elevado.
A alimentação nos hotéis e restauração, de uma forma geral, obedece a critérios sanitários exigíveis o que não impede a necessidade de algum cuidado no consumo de todos os alimentos e bebidas que integrem àgua na sua preparação: saladas frias, sumos diluídos e bebidas com gelo. Os alimentos devem ser bem cozinhados, incluindo os vegetais, e a fruta deve comer-se descascada. O leite deve ser bem fervido e os seus derivados evitados.
imgCuide especialmente das crianças pois as mudanças bruscas de alimentação, clima e calor, podem causar problemas intestinais.
É fundamental evitar a desidratação ingerindo líquidos. Evite o consumo de água não engarrafada o que inclui a que venha a ser utilizada na higiene pessoal (nomeadamente lavagem dos dentes). Será sempre bom precaver o consumo de água de confiança, havendo para isso diversas marcas de água engarrafada, nacional e importada.
O calor não é excessivo, com temperaturas médias de 22ºC (Novembro a Maio) a 29ºC (Junho a Outubro), não se atingindo as temperaturas estivais da Europa ou de outras regiões do Continente africano. As estações do ano ocorrem do mesmo modo que em Portugal. A humidade, conforme as ilhas, pode rondar os 50 a 80%. Leve roupas leves e frescas, de algodão e linho, e um agasalho para as noites, se viajar no Outono/Inverno.
Água |
23º C |
25º C |
24º C |
22º C |
|
Primavera |
Verão |
Outono |
Inverno |
Ar |
24º C |
27º C |
26º C |
22º C |
Alguns serviços e produtos de consumo corrente podem ser encontrados aos seguintes preços médios (Março2009):
- Garrafa de água, em supermercados (1,5 litros): 55 CVE (50 Cêntimos de Euro);
- Café: 60 CVE (55 Cêntimos);
- CD’s: 1.500 CVE (13,60 Euros);
- Cerveja Nacional: 100 CVE (90 Cêntimos);
- Cerveja Importada: 150 ECV (1,35 Euros);
- Mini-Bus (Espargos-Santa Maria): 100 CVE (90 Cêntimos);
- Táxi Espargos-Santa Maria (ilha do Sal): serviço diurno: 800 CVE (7,25 Euros); serviço nocturno: 1.000 CVE (9,1 Euros);
- Táxi Aeroporto-Cidade da Praia (ilha de Santiago): serviço diurno: 500 CVE (4,55 Euros); serviço nocturno: 700 CVE (6,35 Euros);
- Discotecas: 300 CVE (2,75 Euros);
- Refeição: min. 850 CVE (aprox. 8 Euros); máx. 1.750 CVE (16 Euros).
Encontrará Hospitais ou Centros de Saúde, Farmácias e Pontos de Venda de Medicamentos em todas as ilhas.
imgA moeda é o Escudo caboverdeano (CVE) cujo câmbio, fixo pelo Acordo de Cooperação Cambial entre Portugal e Cabo Verde, corresponde a 1 Euro para 110,265 CVE. Os câmbios podem ser efectuados ao balcão dos Bancos e Agências de Câmbio em Portugal ou em Cabo Verde.
Os Meios de Pagamento disponíveis, para além da moeda corrente, sendo vulgar a aceitação de pagamentos em Euros ou Dólares, são o Cheque sobre Bancos nacionais (cuja aceitação é reduzida, dependendo da credibilidade do utilizador) e Cartão de Débito/Crédito VISA e Mastercard, tanto em terminais de Multibanco (122 unidades ATM em 2009) como em terminais de pagamento automáticos, aceites essencialmente em Hotéis, Rent-a-Car e Free-Shop (1.398 terminais em 2009).
Em qualquer ponto do país e a qualquer momento pode comunicar directamente para todo o mundo por telefone, fixo e móvel, por fax, telex ou internet. São de registar os números de telefone úteis “102” (informações gerais), “111” (chamadas internacionais com assistência por operador), “119” (chamadas para Portugal a cobrar no destino).
A diferença horária, relativamente a Portugal, é de 1 hora a menos em Cabo Verde, no horário de Inverno, e de 2 horas a menos no horário de Verão.
Cabo Verde utiliza corrente eléctrica a 220 V/50 Hz e usa o sistema métrico.
O horário de funcionamento dos estabelecimentos é das 9.00 horas às 12.00 horas e das 14.00 horas às 18.00 horas. Durante o Verão (1 de Agosto a 15 de Setembro) pratica-se o horário único das 8.00 horas às 15 horas. Os Bancos funcionam das 8.00 horas às 15.00 horas.
Os Feriados Nacionais distribuem-se do seguinte modo:
1 de janeiro: Ano Novo
13 de janeiro: Dia da Democracia
20 de janeiro: Dia da Nacionalidade e dos Heróis Nacionais
22 de janeiro: Feriado Municipal em São Vicente
Carnaval, Sexta-Feira Santa e Páscoa (variável)
1 de maio: Dia do Trabalhador
19 de maio: Feriado Municipal na Praia
1 de junho: Dia da Criança
5 de julho: Dia da Independência
15 de agosto: Dia da Assunção
1 de novembro: Dia de Todos os Santos
25 de dezembro: Natal