top of page

Menistro de turismo

                                                            Mensagem do Ministro

  
"O turismo é, como sabem, um dos principais pilares de desenvolvimento do país e estamos convictos que esta indústria terá o condão de estimular todos os outros sectores e subsetores da economia cabo-verdiana, nomeadamente a agricultura, pesca, pecuária, telecomunicações, sector financeiro, transportes aéreos e marítimos, saúde, educação, formação profissional, cultura, estradas, portos e aeroportos, energia, água e saneamento, entre muitos outros.

Mais do que nunca, temos uma Visão clara do tipo de turismo que queremos para o nosso país. Queremos um turismo sustentável e de alto-valor acrescentado. Um turismo que maximize os efeitos multiplicadores, ao envolvermos as comunidades locais, quer no processo produtivo, quer no acesso aos benefícios.

Os ganhos têm sido significativos. Hoje, o sector está dotado de um Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo (PEDT – aprovado em Dez. 2009); de uma Imagem de Marca enquanto destino turístico; de um Plano de Marketing e de um Observatório do Turismo.

Por outro lado, demos início, há sensivelmente um ano, a uma profunda revisão legislativa do sector, no sentido de adequar o quadro de regulação aos novos tempos.

Contudo, há ainda desafios que subsistem.

Para os próximos 5 anos, os nossos esforços e políticas serão direcionados para consolidar os investimentos na infra-estruturação sócioeconómica do país (a nível dos portos, aeroportos, estradas, energia, água, saneamento, agricultura, pecuária, pesca, educação e saúde); consolidar a aposta na formação profissional (através da Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde); consolidar o quadro institucional do turismo em Cabo Verde, com vista a darmos melhores respostas aos novos desafios do sector; monitorar os mercados externos (tradicionais e emergentes); incrementar a diversificação dos produtos e da oferta turística; apostar numa promoção mais consistente e profissional do País; consolidar os ganhos a nível da boa governação, dos indicadores de “doing business” e aprofundar as reformas no sistema financeiro nacional; buscar mecanismos adicionais de financiamento público do turismo em Cabo Verde, entre outros.

Ainda, e com vista à implementação desta Visão, temos necessidade de implementar um conjunto de projetos institucionais, de entre os quais destacamos o projeto de “Educação para o Turismo”, “Excelência Turística”, “Vitrina do Artesão”, “Postos de Informação de Turismo”, “Inventário dos Recursos Turísticos”, “Planos de Ordenamento e Gestão de Praias”, “Descubra Cabo Verde”, “Boas Vindas nos Aeroportos”, “EXPOTUR”, “Fórum Pelouros de Turismo”, entre outros.

O reforço gradual e consistente da autoridade central do turismo será uma tônica  no decurso de 2011 e anos seguintes, para que os projetos elencados e outros tenham concretização efetiva.

O turismo, esse, continuará a ser um dos principais motores da economia e, por isso, continuará a merecer do Governo toda a atenção, com vista a desenvolvermos políticas sustentáveis, em estreita articulação e parceria com o sector privado nacional.


Tudo, para uma verdadeira Agenda de Transformação do Turismo de Cabo Verde".


O Ministro,

Humberto BRITO

 

bottom of page