top of page

Processo de branding de Cabo Verde

No início do ano de 2010, Cabo Verde apresentava-se ao mundo de forma pouco concertada, pois não possuía nenhuma marca que revelasse aos seus potenciais clientes (turistas) os seus atributos, ou melhor dizendo, as suas vantagens comparativas e competitivas. Branding é, então, o processo de criação de uma marca. Por sua vez, marca é a designação, o substantivo, sinal ou símbolo ou uma combinação de ambos, que permite identificar o produto aos consumidores, sendo que uma marca transmite atributos, benefícios, valores e personalidade.

 

Cabo Verde deu início a um processo de criação da sua própria marca, enquanto destino turístico, tendo sido realizadas análises aprofundadas aos atributos do país, através da opinião de stakeholders, turistas e operadores turísticos. O processo de criação da marca Cabo Verde teve por base um Concurso Nacional para a Criação do Logótipo da Marca Turística do país, onde foram validadas 151 propostas, entre 25 de Março e 7 de Maio, de indivíduos com nacionalidade Cabo-Verdiana e com idade igual ou superior a 18 anos, não sendo possível a participação a pessoas coletivas.

A Brand Identity do destino de Cabo Verde baseia-se, segundo a memória descritiva do logótipo, na “autenticidade dos valores intrínsecos à realidade do país, como sendo a condição geográfica da insularidade, a história, a cultura e a riqueza do seu povo, provenientes das dez ilhas que formam o todo nacional”. Por outro lado, posiciona todas as ilhas no roteiro da promoção turística, colocando-as todas na mesma linha de importância com vista à constituição de um produto final que seja diverso, que tenha em conta as 10 ilhas, numa clara visão de unicidade entre as ilhas (apesar da descontinuidade do território própria da insularidade) e de complementaridade do produto âncora “Sol & Mar” com os demais potenciais (ex: ecoturismo, turismo cultural, turismo de montanha, etc.). Cabo Verde passa a ser conhecido pelo seu todo (e não apenas pela ilha do Sal ou da Boa Vista), em linha com a visão do Governo para o turismo de Cabo Verde.

bottom of page